top of page

Editais para Agente de Telecomunicação e Papiloscopista da PC/SP


A Polícia Civil de São Paulo divulgou os editais do Concurso 2018 com 300 vagas para Agente de Telecomunicações e 200 para Papiloscopistas, que exigem apenas nível médio.

Os primeiros editais do concurso Polícia Civil-SP para cargos de nível médio foram divulgados no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 25 de abril.


GCP General Cursos para Concursos Policiais e Militares

Ao todo, são oferecidas 500 vagas, sendo 300 para agente de telecomunicações policial e 200 para papiloscopistas. Os ganhos iniciais para ambas as carreiras são de R$3.589,86. O regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

O vencimento inicial dos cargos inclui os valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP). Além do ensino médio completo, para se candidatar tanto para agente de telecomunicações como para papiloscopista será preciso ter Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria B.

Para o cargo de agente de telecomunicações policial são oferecidas 300 vagas, sendo 285 para ampla concorrência e 15 para pessoas com deficiência.

Os profissionais dessa carreira são responsáveis pelas tarefas de transmissão ou recepção de informações de qualquer natureza por fio, rádio, eletricidade, meios óticos ou qualquer outro processo eletromagnético.

Já para a função de papiloscopista tem 200 oportunidades no concurso Polícia Civil-SP, sendo 190 para ampla concorrência e 10 para candidatos com deficiência.

Os concursados nessa área atuarão com o estudo das impressões digitais na palma das mãos, dedos e na sola dos pés através das papilas dérmicas aptas a identificar o ser humano.

Eles também cuidarão dos trabalhos de coleta, análise, pesquisa e arquivamento dos documentos, assistindo ao delegado. Conheça maiores detalhes da carreira de papiloscopista da PC-SP.

Inscrições para ambos os cargos começam em maio:

As inscrições do concurso Polícia Civil-SP para agente de telecomunicações e papiloscopista serão realizadas no período de 3 de maio a 1º de junho, pelo site da Vunesp, organizador da seleção. Primeiro, será necessário preencher a ficha cadastral. Depois, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$56,54.

Durante a candidatura, o interessado deverá optar pela cidade em que deseja realizar a prova objetiva, nas seguintes regiões do Estado de São Paulo: Araçatuba; Bauru; Campinas; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo (Capital e Grande São Paulo); Piracicaba e Sorocaba.

Estudantes regularmente matriculados em curso pré-vestibular, superior, graduação ou pós-graduação e que recebem menos de dois salários mínimos ou estejam desempregos poderão solicitar a redução da taxa em 50%. Somente poderão pedir a isenção total da taxa os doadores de sangue.

Para isso, deverão acessar o portal da Vunesp entre os dias 3 e 9 de maio, preencher o requerimento específico e enviar a documentação comprobatória. O resultado dos pedidos será divulgado no dia 18 de maio.

Concurso Polícia Civil-SP será composto por duas fases:

O concurso Polícia Civil-SP para agente de telecomunicações e papiloscopistas será composto por duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; comprovação da idoneidade e conduta escorreita – de caráter eliminatório.

Provas Objetivas

As provas objetivas do concurso Polícia Civil-SP serão aplicadas no dia 1º de julho em diversas cidades do estado de São Paulo, conforme escolha do candidato no ato da inscrição. No total, serão cobradas 80 questões distribuídas da seguinte maneira:

Agente de telecomunicações policial:

✦Módulo 1

• Língua Portuguesa – 30 questões;

• Noções de Direito – 6 questões;

• Noções de Criminologia – 4 questões;

✦ Módulo 2

• Noções de Informação de Comunicação – 30 questões;

• Noções de Lógica – 4 questões;

• Atualidades – 6 questões.

Papiloscopista:

✦Módulo 1:

• Língua Portuguesa – 20 questões;

• Noções de Direito – 5 questões;

• Noções de Criminologia – 5 questões;

• Noções de Medicina e Criminologia – 5 questões;

• Noções de Biologia – 5 questões.

✦ Módulo 2:

• Noções de Informática – 20 questões;

• Noções de Lógica – 7 questões;

• Noções de Identificação – 8 questões;

• Atualidades – 5 questões.

Reserve sua vaga agora! Envie WhatsApp (11) 952961994 p/ informações.

Será considerado habilitado na prova objetiva quem obtiver, no mínimo, 50% de acertos em cada um dos módulos. Serão convocados para a segunda etapa do concurso Polícia Civil de São Paulo os 450 candidatos a Agente de Telecomunicações e os 400 concorrentes a Papiloscopistas habilitados na objetiva.

Comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social

A comprovação de idoneidade tem o intuito de identificar condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício das funções.

A investigação social levará em consideração: antecedentes profissionais; desvio de personalidade; relações sociais incompatíveis; inadimplemento de obrigações contratuais; prática de jogos de azar; uso abusivo de bebida alcoólica ou utilização de drogas ilícitas.

Já a pesquisa em banco de dados abrangerá: antecedentes criminais, inclusive registro policial nas condições de averiguado, autor ou indiciado; envolvimento, atual ou pretérito, em ocorrências de natureza policial; participação societária; pontuações negativas como condutor de veículo automotor; redes sociais.

Não sabe como são feitas as investigações sociais em concursos públicos? No vídeo abaixo, o especialista Sérgio Camargo explica tudo o que você precisa saber sobre essa etapa:

A comissão do concurso analisará as informações do candidato e decidirá sobre sua adequação ao cargo pretendido. O concurso Polícia Civil-SP terá validade de dois anos, podendo se prorrogada por igual período.

A nomeação dos aprovados será em caráter definitivo após o servidor ser submetido à avaliação especial de desempenho, para fins de cumprimento de estágio probatório, que compreende um período de três anos.

Concurso PC-SP ainda terá mais editais para nível médio

Em novembro do ano passado, o ex-governador São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a realização de concurso com 2.750 vagas para sete carreiras da Polícia Civil do estado. Desde então já foram divulgados os editais para delegado, investigador, escrivão agente de telecomunicações e papiloscopista.

Outros dois cargos ainda terão os documentos divulgados nos próximos dias. São eles: agente de polícia e auxiliar de papiloscopista, que exigem apenas nível médio para candidatura.

A Academia de Polícia (Acadepol) e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informaram à FOLHA DIRIGIDA que o cronograma para publicação dos demais editais ainda está sendo definido. A expectativa é que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2018.

Fonte: Folha Dirigida

 
 
 

コメント


  • Facebook General Cursos
  • Twitter General Cursos Santo André
  • YouTube GCP General Cursos
  • Instagram

SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook General Cursos
  • Twitter General Cursos Preparatórios
  • Instagram General Cursos
  • YouTube GCP General Cursos

© 20014 - 2019 | GCP - General Cursos Preparatórios

bottom of page